quinta-feira, 19 de março de 2009

Abaporu. Tarsila do Amaral


Abaporu vem de 'aba' e 'poru' e significa o mesmo que Antropofagia, que vem do grego,antropos (homem) e fagia (comer), ou seja, "homem que come", em tupi-guarani. Foi pintado em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral para dar de presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.

'Tarsila de Amaral valorizou o trabalho braçal (corpo grande) e desvalorizou o trabalho mental(cabeça pequena) na obra, pois era o trabalho braçal que tinha maior importância na época.'

A composição - um homem, o sol e um cactus - inspirou Oswald de Andrade a escrever o Manifesto Antropófago e criar o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro.

Escola de Frankfurt

Os filósofos da Teoria Crítica consideram que existem, na verdade, duas modalidades da razão: a razão instrumental ou razão técnico-científica, que está a serviço da exploração e da dominação, da opressão e da violência, e a razão crítica ou filosófica, que reflete sobre as contradições e os conflitos sociais e políticos e se apresenta como uma força liberadora.

que padrão de racionalidade prevalece na atualidade?

43 comentários:

  1. Os tempos são outros, os erros os mesmos!

    A razão instrumental prevalece!.

    ResponderExcluir
  2. Um padrao muito vagoo,
    muito lixoo! os seres racionais estão
    cada vez mais irracionais !
    hehehe, tem uma teoria da fisica que diz mais ou menos isso : "Que o universo caminha de organizado pra cada vez mais desorganizado"
    ¬¬'

    ResponderExcluir
  3. a razão morreu faz tempo.

    ResponderExcluir
  4. o padrão da imundície e da cultura vazia, desprovida de personalidade...um monte de gente sem ação imitando e idolatrando todo tipo de lixo q a mídia vende.

    ResponderExcluir
  5. Penso ao contrario , nao acho que seja lixo nenhum, acho ate que essa palavra esta desapropriada para uma obra como esta! acho tambeim que ela pode se torna muito interessante para quem souber interpreta-la. E saber admirar um trabalho como esse.

    ResponderExcluir
  6. isso é arte???

    só loucos para gastar fortunas com essa porcaria.

    seé arte eu faço ciosa melhor, com mais inspiração e todos comprarião

    ResponderExcluir
  7. " Todos comprarião"??????
    Não seria comprariam....

    ResponderExcluir
  8. entaum faz arte melhor
    isso tah linduh!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meus desenhos de 5 aninhos são mais criativos do que essa "arte" kkkkk

      Excluir
  9. tudo muda os tempos sao outros

    ResponderExcluir
  10. êta gente burraaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. Em uma tela, tanto quanto em uma música ou até em uma poesia, está o momento do autor, toda a carga de emoções e sentimentos. Cabe a quem vê, ouve ou lê: admirar ou ignorar, pois, arte é a sobrevida de todos os nossos momentos, sejam bons ou ruins, mas são os nossos momentos. Emerson

    ResponderExcluir
  12. arte é uma coisa que ha dentro da gente
    se nao tivermos arte nao temos sentimentos
    uma pessoa tem que saber apressiar arte de verdade
    eu amo arte e prissipalmente a Abaporu
    tenho 14 anos e moro em alcobaça-BA

    ResponderExcluir
  13. Gente antes de qualquer coisa a favor ou contra essa arte,procurem aprimorar a leitura pois é lendo que aprendemos a escrever de maneira correta.

    ResponderExcluir
  14. AMO TODAS AS OBRAS DE ARTE DE TARSILA DO AMARAL,UMA INSPIRAÇÃO DE OUTRO MUNDO,QUE SABEDORIA...SHOW....APLIQUEI AS ARTES DELA NA MINHA CLASSE DE AULA....AMARAM...

    ResponderExcluir
  15. Eu já fiz um trabalho de artes desenhando esse Abaporu, é maior difícil.

    ResponderExcluir
  16. gostei, de ler sobre a pintura ABAPORU de TARSILA DO AMARAL é muito interessante, e hoje na sala fizemos uma releitura dessa pintura e foi muito divertido, tinhamos tintas.......
    foi maravilhoso!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Acho que os artistas expressam seus sentimentos, suas idéias, seus pensamentos de acordo com sua época em suas obras. Há sempre uma mensagem para quem faz e para quem lê, à sua maneira, não importa!

    ResponderExcluir
  18. o abaporu é uma obra de arte das mais importantes do Brasil, faz parte do movimento antropofagico....é uma pena que certos leigos concebem o conhecimento como lixo...o governo tem que investir mais em educação com certeza!!!

    ResponderExcluir
  19. ignorante, se não tem cultura e não gostou da obra, nem precisava estar aqui comentando !!! Pois ninguém faz questão que você goste, até porque se você ler ali em cima, vai ver que a obra foi feita parao Oswald de Andrade, então não enche, IDIOTA !

    ResponderExcluir
  20. oi preofessores(as) estou cursando pedagogia e minha profª pediu para elaborar um plano de aula na disciplina de artes sobre o Abaporu de Tarsila, gostaria de fazer algo diferente, será que vcs poderiam me ajudar? Diferente que eu digo uma dinâmica por exemplo para turma de ensino médio, algo que fosse prazeiroso,uma aula diferente, sabe né, ensino médio.Obrigado a quem puder me ajudar numa idéia legal, abraços!! 24/09/10

    ResponderExcluir
  21. a dorei e uma arte maravilhosa com muitas riquesas na tela so depende dos olhos de cada pessoa ...
    andreza de MG

    ResponderExcluir
  22. Prof. Ivanildo
    A Tarsila do Amaral é uma fabulosa gênia, pois anos se passaram e a tela continua causando admiração e outros sentimentos, mostrando dessa forma que os Brasileiros estão aperfeiçoando-se em interpretar Arte.

    ResponderExcluir
  23. nossa gostei muito viu e muito enteressante fala o que eu procurava alem de serem muto bonitas as obras

    ResponderExcluir
  24. isso é uma bela arte! queria saber fazer o que esses belos artistas sabem fazer.Acho lindo ♥

    ResponderExcluir
  25. qual a posicao da cabeca

    ResponderExcluir
  26. eu achei essa obra um espetaculooooo

    ResponderExcluir
  27. ARTE É EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS. POR ISTO ADMIRO ABAPORU, POIS RETRATA O SENTIMENTO DA ARTISTA.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Mais que ver, agora aprecio a obra.(com a explicação a entendi! rs)

    ResponderExcluir
  30. AMO AS PINTURAS DE TARSILA DO AMARAL!

    ResponderExcluir
  31. NÃO ME AJUDOU NADA AINDA TENHO DUVIDAS (OQUE ELE REPRESENTA ?)

    ResponderExcluir
  32. é uma bela pintura que representa não so um ser de cabeça e braços longos mas tambem uma forma que se envolve de cores traços e efeitos diversificados

    ResponderExcluir
  33. nossa tem gente que não tem cultura mesmo,falar que essa arte é um lixo ,esse mundo ta perdido mesmo.Olha que eu tenho 15 anos E sei apresiar uma arte melhor que muita gente por ai,vcs que falaram mal VÃO LER UM LIVRO PRA VE SE CRIA VERGONHA NA CARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade,vc tem 15 anos mais pelo menos tem cultura

      Excluir
  34. O lance que gostaria de dar à tela é ....
    Penso que a tela representa uma importância significativa ao que diz respeito a cultura Brasileira, a tela pintada pela talentosíssima Tarsila do Amaral nos revela o que ocorria em épocas anteriores, ou seja, o trabalho mental era deixado de lado e o trabalho braçal era o mais usual. Tarsila a pintou para presentear o seu marido Oswald de Andrade. Enfim, a tela representa o que o artista pensa a respeito de algo, colocando seu ponto de vista sobre determinados assuntos (no caso, a representação da tela "Abaporu"). Particularmente a tela me desperta um enorme interesse, começando por suas cores quentes que remetem sensações diferentes e seus traços exagerados e justificativos. Portanto, a tela significa muito pra mim, remetendo a ideia de "Cultura Brasileira"

    ResponderExcluir